Solução híbrida uma alternativa quando se fala em RPA

A capacidade de implantar a RPA (Automação de Processo Robótico) em grandes quantidades de desktops, de forma ágil, tem gerado bons retornos de investimento e melhorado significativamente a experiência de clientes e funcionários.

Mas, o que ultimamente tem maximizado o ROI em automação de processos é a adoção da RPA híbrida. Por meio de uma estratégia de automação inteligente é possível fazer bots e pessoas trabalharem em conjunto, de forma híbrida – o que promove maior aproveitamento e qualidade no atendimento ao cliente para contact centers e/ou back office.

www.intergate.net.br/conector
Intergate Digital- Solução em RPAs para suas APIs

O que é RPA híbrida

Trata-se da junção da RPA Atendida (aquela que automatiza algumas tarefas mais simples e de alto volume, mas também promove o atendimento humano em ações mais complexas) e a RPA Autônoma (a qual destina-se a automatizar tarefas que raramente requerem intervenção humana). Um trabalho, no geral, de alto volume e baixa complexidade, acelerando significativamente o processamento dessa grande quantidade de tarefas.

A RPA atendida costuma ser o ponto de partida para uma jornada de RPA, pois tem uma a abordagem rápida para a automação do trabalho em escala, praticamente sem infraestrutura adicional de hardware ou de máquina virtual. É executada no desktop, no front e no back office.

Por exemplo: com uma implementação de RPA atendida, é provável que não apenas alguns, mas todos os operadores de seu contact center ou funcionários de back office possam se beneficiar – já que tudo o que é feito a cada chamada ou transação, pode ser automatizado. Em semanas é possível eliminar a pesquisa manual, comparação, nova verificação, a recuperação ou a postagem por meio da automação para todos.

RPAs Atendida e Autônoma podem trabalhar juntas e executar em escala. Quando combinadas em uma abordagem híbrida, as organizações se beneficiam com ambas as tecnologias. Ao usar a RPA atendida, as organizações podem automatizar 20% a 50% das tarefas para grandes quantidades de profissionais em seus desktops.

Com o suporte adicional de uma implementação especializada de RPA autônoma, para processar volumes elevados de trabalhos específicos, a empresa poderá capacitar sua força de trabalho e obter um ROI mais rápido.

Para qualquer tipo de automação de processos, um pilar central do sucesso é escolher os processos certos para automatizar e, em seguida, escolher a abordagem de automação correta. Qualquer tipo de RPA é melhor implantado para tarefas de alto volume, baixa complexidade e baseadas em regras. É fundamental compreender o montante do investimento necessário versus o retorno provável.

www.intergate.net.br/conector
Intergate Digital- Solução em RPAs para suas APIs

Pessoas são uma parte indispensável da RPA híbrida. Os robôs de RPA atendida trabalham em conjunto com pessoas reais para acelerar os resultados. Enquanto um robô participante automatiza a transferência e a entrada de dados no desktop, um agente ativo é mais capaz de ouvir com empatia os seus clientes.

Ao invés de precisar colocar uma tarefa de recuperação de dados em back office – ou ordenar que a tarefa em uma fila seja concluída posteriormente – a automação híbrida permite que essa tarefa seja acionada em tempo real, o que significa que clientes e funcionários obtêm os resultados de que precisam imediatamente. A RPA híbrida não substitui as pessoas, e sim, aumenta a participação delas junto aos processos com robôs

A RPA híbrida garante que os robôs assistidos e não assistidos, estejam trabalhando junto aos seres humanos de forma eficiente, de ponta a ponta. E torna-se mais eficaz, quando é parte de uma plataforma integrada para automação inteligente, o que possibilita visibilidade, prestação de contas e governança da maneira como um processo é automatizado até a sua conclusão.

FONTE: ComputerWorld

Compartilhe!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.