Sinais que seu negócio precisa da implementação de um ERP

Em qualquer negócio há coisas que dão errado de vez em quando. Aqui estão 6 problemas que podem acontecer a qualquer empresa, e que podem ser resolvidos com a implementação de um ERP!

Felizmente para muitas empresas, uma implementação de um ERP pode ser a solução de muitos problemas que podem ocorrer nas operações muitas vezes complexas de uma empresa moderna.

Aqui estão 6 problemas que podem acontecer a qualquer empresa, veja como eles podem ser resolvidos:

1. Relatórios inadequados e informações insuficientes

Todas as empresas precisam reportar em algum lugar e em algum momento, seja para clientes, investidores, afiliados ou outros.

Com a Implementação de um ERP, torna-se melhor a emissão e análise de relatórios

Sem uma implementação eficiente de relatórios, porém, muitas vezes é difícil reunir as informações de forma confiável e útil para entregar bons relatórios e feedbacks. Isso pode resultar em relatórios que, em última análise, não são tão úteis como deveriam ser.

Isso também pode ser estendido para os relatórios internos: dados dispersos e inconsistentes podem resultar em uma incapacidade de extrair insights das informações disponíveis, o que torna difícil tomar decisões acertadas sobre a direção atual do negócio.

O software ERP agrupa e consolida dados de um modo abrangente e, muitas vezes, possui relatórios integrados que tornam a extração e análise de dados simples e eficaz para os negócios.

2. Muitos softwares diferentes para fins diferentes

Muitas empresas, particularmente as maiores, as mais antigas, podem decidir adicionar novos serviços e sistemas digitais ao longo do tempo, e muitas vezes tentam introduzir novos softwares em cada etapa dos processos de negócio.

Com a Implementação de um ERP, torna-se desnecessário vários softwares para funções diiferentes

Como resultado, é fácil acabar com uma bagunça de diferentes softwares para diferentes propósitos: um para folha de pagamento, um para gerenciamento de clientes, um para rastreamento de projetos… Pode ser infinito. Isso pode ter muitas desvantagens, incluindo altos custos de licenciamento e compartilhamento de dados entre os departamentos.

Se o seu negócio está tendo problemas com o gerenciamento de vários programas diferentes para cada tarefa, um sistema integrado de gestão empresarial ERP pode ser uma solução para seus problemas.

O sistema de gestão ERP é amplo em suas capacidades e pode ser usado em vários departamentos, com dados compartilhados entre diferentes áreas do negócio.

3. Dados difíceis de encontrar

Em um negócio, muitas vezes você necessita encontrar informações que você não precisou por um tempo. Com o sistema de gestão empresarial ERP, os dados são mantidos de forma abrangente em um lugar; então, se ele é capturado, você sempre sabe onde está.

Com o sistema de gestão empresarial ERP, os dados são mantidos de forma abrangente em um lugar

Se você não possui uma solução completa, por outro lado, os dados podem acabar em diferentes pacotes de software, planilhas e bancos de dados sem rota clara para encontrar qualquer informação específica.

Se você ainda não possui um ERP em sua empresa, é provável que você esteja mais próximo deste último cenário. Neste caso, é hora de pensar em consolidar a densa captura de dados em uma implementação abrangente de ERP.

4. Gerenciamento de clientes ineficiente

Os clientes são a raiz de todas as empresas: sem clientes, você não tem nenhum negócio. É importante manter o cliente no centro do que você está fazendo, garantindo que o progresso seja rastreado, os clientes estejam atualizados, as perspectivas se mantenham aquecidas e que cada projeto, cliente ou venda esteja caminhando bem.

Se, em vez disso, você está vendo que tudo está ficando um pouco bagunçado (o progresso é perdido e não monitorado, os clientes estão ficando frustrados com a falta de informações, as perspectivas estão caindo do radar), então seu negócio provavelmente precisa de um software ERP .

Com a Implementação de um ERP, o atendimento e relacionamento com o cliente torna-se satisfatório

Muitas implementações de ERP possuem gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) integrado, que permite tomar nota das comunicações com clientes, consumidores, e clientes potenciais, bem como acompanhar o andamento de projetos, vendas e leads. Com capacidade de CRM integrada, o software ERP pode suavizar o processo de gerenciamento de clientes.

5. Falta de comunicação

A comunicação é chave em qualquer negócio, seja com clientes ou entre funcionários e departamentos. Se você está descobrindo que a comunicação está falhando, resultando em um trabalho diferente entre os departamentos e as frustrações dos clientes, o software ERP pode resolver essas questões, consolidando tudo em um só lugar.

Com a Implementação de um ERP, problemas de comunicação entre clientes e funcionários são solucionadas

Não há mais problemas com o trabalho interdepartamental: uma boa implementação de ERP irá fundir informações dentro da empresa, o que significa que os trabalhadores podem acessar qualquer informação necessária sobre um projeto de forma rápida e fácil. A implementação de um ERP ajuda a reduzir a redundância e a otimizar o tempo gasto na coleta de dados.

6. Tarefas caras e repetitivas

Tarefas como folha de pagamento, relatórios e gerenciamento de níveis de estoque são chatas e repetitivas, e ocupam um valioso tempo de empregado que poderia ser gasto em contribuir para a empresa de forma mais significativa.

O software ERP pode otimizar e automatizar uma grande quantidade de trabalho em torno de tais tarefas e deixar seus funcionários livres para trabalhar em outras coisas.

SAP Business One


FONTE: Elite ERP Consultant


 

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