O que é um provedor de serviços de pagamento? (PSP)

PSP é uma empresa que oferece serviços on-line de lojas para aceitar pagamentos eletrônicos por uma variedade de métodos de pagamento, incluindo cartão de crédito, pagamentos bancários como débito direto, transferência bancária e transferência bancária em tempo real com base em serviços bancários on-line.

Basicamente, é um terceiro que permite que os comerciantes aceitem uma ampla variedade de pagamentos por meio de um único canal. O PSP trabalha com bancos adquirentes (processadores de pagamento) para gerenciar todo o processo de transação do início ao fim. Isso significa que o PSP é responsável a partir do momento em que um cliente insere os detalhes do cartão de crédito até o momento em que os fundos aparecem na conta bancária do comerciante.

Os comerciantes que  trabalham com um provedor de serviços de pagamento economizarão dinheiro, já que as taxas de uso de um PSP são muito menores do que o custo envolvido na integração de tipos de pagamento individuais. Isso ocorre porque o PSP recebe descontos de processamento em massa e já está configurado para lidar com muitas opções de pagamento.

Quais serviços um PSP oferece?

Um PSP oferece muitos serviços para aceitar, processar e gerenciar pagamentos com segurança. Uma solução de pagamento pronta para uso  incluirá os seguintes serviços em uma solução de pagamento integrada: 

1. Abrir contas de comerciante ou fornecer acesso a contas agregadas no banco adquirente.

Para aceitar pagamentos com cartão de crédito / débito, um comerciante precisa abrir uma conta de comerciante em um banco adquirente. Para abrir uma conta, primeiro o comerciante precisa se inscrever e aguardar a aprovação. Esse processo pode demorar algumas semanas. Um PSP pode ajudar no processo de inscrição e até economizar tempo e esforço do comerciante, aplicando-o em seu nome. Alguns PSPs oferecem acesso a contas de comerciante agregadas. Estas são subcontas criadas para cada comerciante sob a conta preexistente do PSP com o banco adquirente. Esta é uma forma muito mais rápida de obter serviços de pagamento em funcionamento, pois a conta do PSP já está aprovada.

2. Suporte para vários métodos de pagamento.

Cada método de pagamento tem um conjunto diferente de requisitos quando se trata de aceitação e autorização. O PSP fornece suporte para uma ampla gama de métodos de pagamento, tudo isso com uma simples integração. Os comerciantes não precisam configurar métodos de pagamento individualmente ao trabalhar com um PSP.

Aceitar vários métodos de pagamento é uma das chaves para a satisfação do cliente. Um estudo recente da  Fiserv  mostrou que 43% dos clientes estavam mais satisfeitos quando ofereciam várias opções de faturamento e pagamento. Com um PSP, um comerciante pode aceitar facilmente pagamentos de cartões de crédito, cartões de débito, carteiras móveis, dinheiro móvel e muito mais.

Outro benefício de um sistema integrado é que o comerciante pode visualizar e gerenciar todas as transações usando a plataforma de pagamento online de um PSP  .

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3. Suporte para várias moedas.

Não só os PSPs suportam vários tipos de pagamento, mas também podem suportar múltiplas moedas de processamento e liquidação. Isso facilita pagamentos globais e transfronteiriços rápidos e fáceis.

Isso é possível se o PSP tiver uma parceria com bancos adquirentes que ofereçam serviços de processamento para as moedas desejadas. (Nem todos os bancos adquirentes permitem o processamento para todas as moedas.) Os comerciantes podem precisar abrir contas de comerciante separadas para cada moeda, a menos que o PSP ofereça uma solução de pagamento agregada.

Aceitar várias moedas é crucial para os comerciantes que desejam entrar no mercado global ou exportar mercadorias para países vizinhos.

4. Serviços de segurança

A segurança é primordial quando se trata de transações on-line. Na verdade, uma pesquisa realizada pela  Bizrate Insights  descobriu que mais de um terço dos compradores relutam em fazer compras on-line por medo de roubo de informações pessoais e de cartões de crédito.

O PCI DSS é uma certificação compulsória para todas as empresas que lidam com informações de cartão de crédito. Isso exige que a empresa tenha uma rede segura e proteja os dados do portador do cartão por meio de várias medidas diferentes.

 Os comerciantes podem atender a esses requisitos usando uma página de pagamento hospedada por um  PSP compatível com PCI DSS . Dessa forma, eles podem manter os dados de seus clientes seguros e protegidos, dando-lhes tranquilidade.

Ao usar um PSP, que caminho leva uma transação de cartão de crédito on-line?

Quando um cliente envia os detalhes do cartão de crédito on-line, o PSP realiza um processo conhecido como “autorização”, em nome do comerciante. 

Aqui estão os passos que a transação leva durante os segundos entre quando um cliente pressiona “confirmar pedido” e recebe a confirmação do pedido em sua tela:

  1. Os detalhes da transação são enviados ao processador do banco adquirente.
  2. A informação é submetida à rede de cartão de crédito. Redes de cartões de crédito populares incluem MasterCard e Visa.
  3. A rede envia os detalhes da transação para o banco emissor – esse é o banco que emitiu o cartão para o cliente.
  4. O banco emissor decide se aprova ou recusa a transação.
  5. Ele repassa sua decisão para a rede de cartão de crédito, que passa esse resultado novamente para o processador do banco adquirente.
  6. O processador então comunica esses detalhes ao PSP.
  7. O PSP compartilhará os resultados com o cliente e o comerciante.

Ao usar um PSP, que caminho os fundos a serem pagos ao comerciante levam?

Se a transação de pagamento com cartão foi autorizada, conforme descrito acima, os fundos agora são transferidos para o comerciante. Este é um processo chamado ‘liquidação‘:

  1. O banco emissor envia os fundos para a rede de cartões de crédito.
  2. A rede os transfere para serem depositados na conta do comerciante no banco adquirente ou na conta de comerciante do PSP.
  3. Se repassado para o PSP, o comerciante pode ter uma escolha sobre como receber os fundos. Possíveis opções incluem receber fundos para um cartão pré-pago ou carteira eletrônica.
  4. Se o comerciante tiver sua própria conta de comerciante dedicada no banco adquirente, ele receberá os fundos da conta do comerciante na conta bancária da empresa (“liquidação”) todos os meses em atraso. Se tiver uma conta no âmbito do PSP, o período de liquidação pode ser mais flexível – até 24 horas, em alguns casos.

Como você pode ver, usar os benefícios de um provedor de serviços de pagamento é abundante. Usar um PSP torna muito mais fácil para um comerciante aceitar e gerenciar muitos tipos diferentes de pagamento. 

Um bom PSP também oferecerá aos comerciantes serviços de segurança incomparáveis ​​e funcionalidades convenientes de várias moedas.

FONTE: PSP 101: What Is a Payment Service Provider? – DPO blog

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