Integração de ERP e CRM

A Integração entre um ERP e um sistema CRM, podem ajudar a resolver muitos problemas quando pensamos na administração de uma empresa, várias questões estão em jogo. É preciso ter o controle financeiro, cuidar dos clientes, gerir a logística, etc.

Diante disso, algumas vezes acabamos por automatizar os processos. Inicialmente, pode ser uma saída interessante, mas, a longo prazo, a automação feita de maneira fragmentada gera muitos problemas para a empresa.

Nessa situação, a integração de ERP e CRM pode ser uma ótima solução. Além de oferecer várias vantagens, ela pode, ainda, ajudar de maneira imediata na melhoria dos ganhos da sua empresa.

Pontos Positivos na Integração de sistemas: ERP e CRM

Elimina a duplicação de dados

E quando você está fazendo o levantamento de clientes e, por acaso, repara que já fez a análise de um mesmo cliente?

E quando vai conferir, nota que o registro está duplicado! Além de chata, essa situação acontece com muita gente. O motivo é simples: quando temos vários softwares gerenciando nossa empresa, um para cada setor, temos também vários bancos de dados.

Estes, quando integrados, às vezes carregam a mesma informação duas ou mais vezes, o que gera a duplicação de dados e a atrapalhar o trabalho.

A integração entre os softwares utilizados na empresa é uma solução para isso. Ela gera, como resultado, um único banco de dados.

Reduz os custos

Outro inconveniente de ter vários softwares na empresa, sem integração entre eles, é o custo gerado. Cada um, separadamente, gera um valor de adesão, manutenção e suporte.

Nesse caso a conta é simples: menos é mais. Quanto menos softwares forem utilizados para gerenciar os processos, mais dinheiro sobra para ser investido em outra área.

A integração de ERP e CRM permite gerir o negócio e seus processos operacionais (como é a proposta de um ERP básico), além de ter o cuidado com o processo de vendas, gestão de clientes e controle das demandas (que é o que um CRM de qualidade faz).

Ou seja, apenas esses dois softwares, de maneira integrada, podem compensar vários outros, levando a uma redução de custos.

Evita o retrabalho

A duplicação, além de ser ruim por si só, causa o retrabalho.

Nesse exemplo que demos, você provavelmente teria que conferir, cliente por cliente, para garantir que nenhuma informação foi duplicada, anotada errada ou divergiu de um software para outro. Além disso, todo esse trabalho é quase manual.

Por outro lado, imagine que todas as informações da empresa estivessem disponíveis em uma mesma plataforma, de maneira organizada e totalmente automatizada. Fica melhor, certo?

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Com essa medida, o retrabalho tende a reduzir, já que os programas fazem o trabalho praticamente sozinhos. Essa é uma das propostas da integração que estamos falando.

Assegura a segurança da informação

A segurança é um fator fundamental quando falamos de tecnologia e de negócio. Se o assunto envolver os dois, que é o caso, isso fica ainda mais importante.

Imagine como é fácil fraudar dados em uma empresa que possui vários softwares de gerenciamento: basta alterar algum valor, mudar uma coisa ou outra de lugar e… pronto! A fraude é feita e fica difícil de descobrir.

Entretanto, as soluções em ERP caminham no sentido contrário. Além do banco de dados unificados é possível contratar um serviço de hospedagem em nuvem.

Sabe o que isso significa? Toda a responsabilidade, em relação a segurança, da sua aplicação está nas mãos da empresa que foi contratada para fazer o serviço.

Trabalhar com um grande número de softwares para gerir uma empresa é uma coisa arriscada. É fácil perder o controle sobre os processos gerenciais, além de ser difícil de garantir a fidedignidade das informações.

A integração de sistemas:ERP e CRM surgiu exatamente para resolver esse problema. Por isso ela é uma saída interessante e válida para qualquer empresa que quer crescer.

A integração de ERP e CRM pode ser uma ótima solução. Além de oferecer várias vantagens, pode ainda, ajudar de maneira imediata na melhoria de processos.


FONTE: Blog Compila


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