Como as novas Tecnologias podem impulsionar os Negócios?

Machine Learning, Deep Learning e Chatbots, todos derivados da Inteligência Artificial. Como as novas tecnologias podem impulsionar os negócios?

Quanto mais a tecnologia evolui, mais as tecnologias podem impulsionar os negócios, e mais termos surgem, o que pode deixar muita gente confusa, dada a sua complexidade e proximidade entre os temas.

Entre tantos, alguns dos mais falados atualmente são: Machine Learning, Deep Learning e Chatbots, todos recursos derivados da Inteligência Artificial. Você sabe qual a diferença entre eles e para que servem?

Veja a seguir maiores detalhes sobre como estas tecnologias podem impulsionar os negócios.

Os termos Machine Learning e Deep Learning iniciaram em pesquisas durante os anos 1960, mas as mudanças promovidas ao longo destas quase cinco décadas tornaram as diferenças entre eles ainda mais profundas.

Machine Learning, Deep Learning e Chatbots: como estas novas tecnologias podem impulsionar os negócios?

Machine Learning

O Machine Learning é a aplicação de algoritmos e técnicas que permitem que um computador adquira conhecimento na forma de modelos, regras e padrões a partir de um volume de dados.

Este conhecimento pode então ser aplicado na tomada de decisões ou na previsão de eventos.

Machine Learning, uma das novas tecnologias podem impulsionar os negócios

Redes sociais e aplicativos de streaming utilizam conhecimento adquirido com Machine Learning para personalizar o feed e fazer recomendações de acordo com padrões de utilização de seus usuários.

Deep Learning

O Deep Learning é uma forma de se implementar o Machine Learning utilizando algoritmos de Redes Neurais Artificiais (ANN).

O termo “Deep” (profundo) faz referência às enormes redes neurais utilizadas, com múltiplas camadas de inúmeros neurônios, por onde passam gigantescas quantidades de dados.

Deep Learnig, uma das tecnologias podem impulsionar os negócios

O uso de processadores gráficos, as GPUs, que possibilitam processamento paralelo intenso à baixo custo, e a disponibilidade de gigantescos volumes de dados causaram um boom do Deep Learning nos últimos anos.

Chatbot

Considerado como a nova interface entre consumidor e empresa e já utilizado em larga escala, o Chatbot é um robô que utiliza o Machine Learning e o Deep Learning para realizar conversas via chat ou voz com seres humanos.

O Chatbot é normalmente utilizado para automatizar o atendimento ao cliente com o intuito de agilizar este processo, podendo ser aplicado para esclarecer dúvidas e vender produtos e serviços.

Chatbot, uma das tecnologias podem impulsionar os negócios

Mas como as tecnologias podem impulsionar os negócios?

Se você pensa que estas inovações são papo de nerd, não se encaixam no seu negócio devido ao core business não estar atrelado ao universo da tecnologia ou a setores que não utilizam estes recursos em larga escala, está profundamente enganado.

A tendência é que estas e outras novidades ingressem cada vez mais no dia a dia de usuários e empresas, até se tornarem essenciais, como aconteceu com a internet. Os casos de sucesso já se multiplicam mundo afora.

Estudos

Segundo uma pesquisa do Gartner, até o próximo ano, 20% de todos os conteúdos empresariais já serão criados por máquinas.

A consultoria também avaliou que até o fim de 2016 aproximadamente US$ 2 bilhões em vendas online foram realizadas pelo celular, após a troca de 1,8 bilhão de mensagens com mais de 20 mil robôs integrados de uma das empresas que oferece este tipo de serviço.

Um estudo da Tata Consultancy Services também apontou que 7% das empresas no mundo destinaram, no mínimo, US$ 250 milhões para a Inteligência Artificial(AI) em 2016 e 2% pretende investir mais de US$ 1 bilhão.

estudo sobre como as novas tecnologias podem impulsionar os negócios

De modo geral, a popularização da Inteligência Artificial pode somar 0,9% à taxa de crescimento do PIB do brasileiro até 2035, de acordo com estudo da Accenture, o que resultaria num aumento do Valor Adicionado Bruto (VAB) de US$ 432 bilhões para US$ 3,452 trilhões.

Aplicações nos negócios

As aplicações são inúmeras. Além da redução do tempo de atendimento e aumento da agilidade já realizado pelo Chatbot, o Machine Learning, por exemplo, permite detectar fraudes e invasões na rede, análise e indicação de preferências de usuários, previsão de falhas de equipamentos, ofertas em tempo real, reconhecimento de padrões e imagens, calcular tempo de espera, previsões financeiras, médicas e etc, carros autônomos e muito mais.

Segundo a IHS Automotive, 12 milhões de automóveis autônomos circularão em todo o mundo até 2035.

Aplicações das novas tecnologias podem impulsionar os negócios

O Machine Learning, Deep Learning e o Chabot já estão impactando todos os setores, empresas e indivíduos.

Para não ficar para trás, é preciso olhar fora da caixa e perceber como estas tecnologias podem impulsionar os negócios, inclusive o seu.

 

 Leia maisLeonardo Digital Innovation System – Solução da SAP deve revolucionar negócios

Promoção RCO Digital


FONTE: TI Inside Online [Mateus Azevedo], Blog Ubisend


 

Compartilhe!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.