Veja como a transformação digital pode revolucionar o marketing

Transformação Digital em Marketing: o marketing é provavelmente uma das áreas que mais podem se beneficiar com essa tendência.

Transformação digital é a palavra da moda agora. Mas como aplicar a Transformação digital em Marketing, sabendo que é uma das áreas que mais podem se beneficiar com essa tendência?

Confira os benefícios que a transformação digital em Marketing pode trazer aos consumidores e a sua empresa…

A tecnologia permitirá que as empresas possam medir estratégias que adotaram, bem como segmentar de forma precisa o comportamento dos consumidores, fazendo assim, com que o Marketing passe a entregar experiências individualizadas para cada consumidor, aproximando o ato da compra à experiência!

transformação digital em marketing traz melhor experiência de compra ao consumidor

De maneira concisa, esse movimento, no marketing, traz insights importantes que podem mudar radicalmente desde a forma como as empresas planejam seu pipeline de produtos, até como se comunicam com seus consumidores.

Cenário da transformação digital no Brasil

No Brasil, a transformação digital ganha cores e relevos únicos. Estamos falando de ambientes tecnológicos e níveis de maturidade completamente distintos entre uma empresa e outra.

Enquanto algumas empresas varejistas brasileiras já montam times de data scientists para analisar suas enormes bases de dados com históricos detalhados de compras de anos, outras ainda estão estruturando seus sistemas para conseguirem coletar e tratar adequadamente uma massa grande de dados.

transformação digital já é uma realidade no varejo

Imagine a geração de valor, insights, ganho de tempo e escala que o tratamento apropriado não pode trazer?

Por onde começar a transformação digital em Marketing

A primeira coisa que o Marketing precisa olhar com atenção redobrada, são os dados!

A quantidade de dados gerados e completamente apartados é enorme. Mais do que nunca, o Marketing precisa se orientar a dados, unir essas bases, criando uma plataforma de inteligência com dashboards de fácil entendimento para qualquer área da organização, esse, é o primeiro passo para começar a transformação digital em Marketing.

Análise de dados como impulsionador da transformação digital em marketing

Isso significa unir os dados de campanhas de Marketing, com dados de Trade, Inteligência de mercado e inovação, procurando por padrões e caminhos de consumo que, há alguns anos, era impensável. Mais do que isso, a transformação digital em marketing permite entender de maneira mais profunda a jornada do cliente em vários pontos de contato. Isso vai permitir que Marketing entregue experiências individualizadas para cada consumidor,  aproximando o ato da compra à experiência.

Automação é o caminho

A transformação digital tem trazido uma mudança que está sendo muito discutida, e vista até com certo temor: a automação e a robotização.

O mesmo fenômeno que atingiu as fábricas a partir da década de 70, está chegando ao escritório. Longe de ser um problema, é a solução para tirar recursos humanos de ações operacionais que podem ser desempenhadas por robôs.

Automação e robotização

Não vai ser fácil para o CMO atual definir qual é a melhor estratégia de automação. Hoje, existem mais de 6 mil aplicações no mundo voltadas para a automação da jornada em Marketing – em vários mercados diferentes.

Além de olhar para o mercado, o Marketing também vai ter que olhar para o legado dentro de casa – e no caso do Brasil, estamos falando de ambientes com camadas de aplicações de tecnologias e épocas totalmente diferentes.

A otimização das ferramentas de análise

Outra “revolução da Transformação Digital” é a capacidade que as empresas têm de medir as estratégias que adotaram, bem como de segmentar de forma precisa o comportamento do consumidor. Mais do que isso, a era das campanhas “com retorno subjetivo” acabou. Tanto é que as próprias agências de publicidade têm investido em métricas e ferramentas que oferecem aos seus clientes capacidade de visualização de dados de maneira mais intuitiva.

Otimização das ferramentas para análise de dados para transformação digital em marketing

Por fim, é preciso criar um mindset de “ser digital” e não apenas “fazer digital”.

Como otimizar os processos? Como aproximar as ações dos dados? Como conectar times e equipes trazendo economia de recursos e alta produtividade? A resposta, o Marketing só vai ter a hora que “botar a mão na massa” e passar a encarar a tecnologia não como a ferramenta que fornece o resultado final da campanha, mas como um meio de se chegar a transformação digital em marketing.

Ferramentas de Automação de Marketing

Precisa de alguma indicação sobre quais ferramentas de automação usar? Aqui estão algumas dicas:

  • MailChimp: uma das ferramentas mais usadas no mundo, o MailChimp conta com um plano gratuito para quem está começando e conta com uma lista de até 2.000 contatos (e precisa disparar no máximo 12.000 mensagens por mês);
  • Sales Autopilot: também com planos gratuitos, a Sales Autopilot é um pouco menos famosa que o MailChimp, mas oferece soluções bem parecidas;
  • Hubspot: um dos maiores nomes do marketing no mundo, a Hubspot também conta com sua ferramenta de automação de marketing repleta de funções que vão das mais básicas até as destinadas para os usuários mais experientes;
  • RD Station: a Resultados Digitais oferece um software de automação por meio de uma plataforma completa de Marketing e Vendas que te auxilia quanto ao tráfego, geração de leads e na aquisição de clientes.

Aprenda mais…

Uma boa dia para quem saber mais sobre automação de marketing é o “O Guia Definitivo” elaborado pela Rock Content.

Temas abordados:

  • O que é Automação de Marketing?
  • Automação de Marketing vs Email Marketing.
  • Principais motivos para se investir em automação de marketing
  • Existe um momento ideal para se investir em automação de marketing?
  • Como colocar em prática?
  • Como escolher um bom software de Automação de Marketing?
  • Automação de marketing vs CRM
  • Ferramentas de automação
  • Principais erros
  • Dicas essenciais para uma automação de sucessos


FONTE: Computerworld [Kleber Astolfi], RockContent


 

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